O que é e para que serve o dispositivo DR?
O que é e para que serve o dispositivo DR?O dispositivo DR é um dispositivo que detecta fugas de corrente quando existe um vazamento de energia dos condutores. Ele desarma os disjuntores onde está o problema, de forma a evitar que alguém se acidente com choque.
Também conhecido como Diferencial Residual, por isso a sigla DR, ele protege pessoas e também animais contra possíveis choques elétricos, tanto por meio de contato direto ou indireto de uma fuga de corrente. Assim que ele percebe a fuga da corrente em uma instalação, desliga imediatamente o circuito.
Portanto, o dispositivo DR é um interruptor automático capaz de desligar correntes elétricas de pequena intensidade que um disjuntor comum não identifica. Ele ajuda muito, pois essas correntes podem ser fatais se atingir o corpo humano. Sendo assim, um sistema de aterramento bem eficaz tem que ter o fio terra e também este dispositivo.
O uso do dispositivo DR é obrigatório
O dispositivo DR é obrigatório, de acordo com o item
5.1.3.2.2. dentro da norma NBR 5410, desde 1997, em casos como:
Em circuitos que sirvam a pontos de uso, que estão em locais que tenham banheira ou chuveiro;
Em circuitos onde há alimentação de tomadas que estão em áreas externas a uma edificação;
Em circuitos que sirvam a pontos de uso em copas, cozinhas, áreas de serviço, lavanderias, garagens e outras dependências internas que sejam molhadas frequentemente ou sujeitas a lavagens;
Em circuitos que alimentam as tomadas que estão em áreas internas e que possam vir a alimentar equipamentos em uma área externa.
É importante saber que o dispositivo DR poderá ser usado por ponto, por grupo de circuitos e por circuito. A exigência de proteção adicional por meio deste tipo de dispositivo com alta sensibilidade se aplica nas tomadas de corrente nominal com até 32A. Informe-se melhor em caso de dúvidas e proteja-se!
Comentários
Postar um comentário